Qual o seu Modelo de Negócio Pessoal?
Um grande entrave na vida do Empreendedor é sentir-se realizado.
É poder ter satisfação plena não apenas no que produz (produto ou serviço), mas no que entrega ao seu Cliente.
No mundo corporativo fala-se muito em oportunidades de negócios e um bom Empreendedor deve sempre estar pronto para notá-las, avaliá-las e usá-las se forem realmente boas oportunidades. Pois, todo dia aparecem milhares de grandes ideias, produtos, sistemas, franquias, métodos e tudo com promessas de grandes resultados ao Empreendedor, mas que muitas delas não trazem realmente o retorno financeiro prometido e pior, trazem um desgaste emocional absurdo ao Empreendedor deixando-o sempre com a sensação de fracasso. O que é péssimo levando-se em conta que a perseverança é um grande aliado do Empreendedorismo.
Já conversamos sobre Empreendedorismo e também sobre Propósito.
Agora você irá se conhecer um pouco mais através do Modelo de Negócio Pessoal e verá do que é capaz de realizar!
O Modelo de Negócio Pessoal
O Modelo de Negócio Pessoal, originalmente Business Model You (BMY) é um derivado do Business Model Generation (BMGen). Porém, com características próprias. Se você já conhece o Business Model Generation irá logo notar as particularidades de cada um deles.
Este método que apresento aqui de maneira mais direta e comentada pode ser visto nos livros de mesmo nome já publicados no Brasil.
Também ressalto que para didática gosto de usar o conceito de Negócio no singular, pois vejo o como único um Modelo de Negócio Pessoal.
Conheça os livros:
- Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
- Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal
O Modelo de Negócio Pessoal é um método poderoso e eficaz para entendimento próprio, de carreira e até de posicionamento pessoal.
Falo com a propriedade de quem teve a vida revolucionada por ele e hoje tenho o privilégio de escrever sobre este assunto para você e também de aplicações práticas com outros Empreendedores que mudaram o próprio conceito sobre Empreendedorismo e do que eles podiam realizar usando ao máximo seu potencial Empreendedor, suas habilidades e competências.
Ter um Modelo de Negócios Pessoal é de suma importância para todos Empreendedores, para alguns a usabilidade é mais direta como no caso de profissionais liberais e microempreendedores, para outros serve como guia de carreira dentro de uma empresa e tantos outros que mudaram suas vidas pessoais e de suas famílias com mais tempo para eles ou outras atividades.
É uma organização de suas ideias pessoais, do seu modo de pensar, de suas ações, que valores elas possuem, para quem eles servem, como você transmite isso, o que recebe em troca e outros conceitos que unidos e organizados mudarão ou aprimorarão sua forma de pensar e agir.
No mundo atual e competitivo empresas têm que se adaptar e mudar o tempo todo, portanto, profissionais e Empreendedores também. Além de saber reconhecer as oportunidades, usar suas melhores habilidades para que todos ganhem. Você e seus Clientes precisam muito de satisfação.
O Cliente de satisfazer suas necessidades e você a sua satisfação pessoal de um negócio bem sucedido, uma venda, um serviço, um agradecimento do seu Cliente ou mesmo a indicação do seu trabalho a outro. E claro, a satisfação financeira em muitos casos.
Satisfação não é apenas felicidade, mesmo por que o conceito de felicidade cada pessoa tem o seu, satisfação é mais que isso, é saber que está no caminho certo, que as pessoas admiram sua ideia, seu trabalho e consomem isso mesmo que seja apenas na aceitação e não em uma compra.
Comece pela sua satisfação
Enquanto escrevia esta séries de artigos fui distribuindo aos poucos alguns textos e apresentando os conceitos deles para algumas pessoas. Novos Empreendedores, novos varejistas e outros com vasta experiência de mercado, professores (alguns mestres e doutores) e profissionais de diversas áreas.
Mesmo tendo a certeza do que escrevo sempre fica aquela pequena ansiedade do que vão dizer, criticar ou sugerir pelo conhecimento que eles já possuíam.
Nestas apresentações é que minha satisfação ia a níveis estratosféricos, pois todos demonstravam grande surpresa ao conhecer esta minha “provocação” do novo comportamento Empreendedor e do que sugiro como um guia para este redescobrimento pessoal e profissional. E o melhor, muitos deles quando conheciam já me convidavam para participar de alguma ação, aula, curso ou palestra relacionados a este tema ou faziam bons elogios e críticas.
A melhor parte da minha satisfação é saber que mesmo com uma antiga ideia de auxiliar Empreendedores só consegui colocar isso em prática quando me redescobri usando o método do Modelo de Negócio Pessoal que apresento agora a você.
Começando o seu Modelo de Negócio Pessoal (Business Model You)
Cada bloco, como chamamos as partes do quadro (Canvas), tem sua importância e merece sua atenção especial.
Baixe grátis o Quadro do Modelo de Negócio Pessoal.
Por enquanto conheça cada um destes blocos e como comumente chamamos em Português. Sem tradução literal para melhor entendimento.
- Quem é Você? O que Você Possui? (Recursos Principais)
- O que Você Faz? (Atividades-Chave)
- Quem Você Ajuda? (Clientes)
- Como Você os Ajuda? (Proposta de Valor)
- Como Chegam até Você? Como Você entrega? (Canais)
- Como Vocês interagem? (Relacionamento com Clientes)
- Quem Ajuda Você? (Parcerias Principais)
- O que Você ganha? (Fontes de Receitas e Benefícios)
- O que Você oferece? (Estrutura de Custos)
Vá tentando responder estas questões.
Pode ser da seu jeito mesmo.
O importante é que a resposta seja curta e bem objetiva. Com poucas palavras.
Nos próximo artigos veremos com mais detalhes cada bloco do nosso quadro e suas aplicações.
Por isso é importante que você Participe da Eu Quero Clientes para receber todos os conteúdos gratuitamente.
Baixe grátis o Quadro do Modelo de Negócio Pessoal.
Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!