Praticando o Propósito

Praticando o Propósito. Exercite seu sonho!

Vamos começar Praticando o Propósito, pois você já entendeu aqui neste artigo Como encontrar um Propósito.

Mas antes, 3 perguntas iniciais:

• Qual a sua causa?
• O que você faria pelas pessoas?
• O que faz disso um Propósito?

É neste momento que teremos diversas definições, pois como indivíduos, cada empreendedor é único, cada sonho, mesmo que semelhante, é próprio e tem suas características.

Agora é a sua “impressão digital”, que aos olhos são quase idênticas, mas não existem iguais no mundo todo. Este é o seu sonho!Praticando o Propósito

Muitos jovens sofrem no momento de decidir qual profissão escolher. Eu passei por isso. De família de metalúrgicos é claro que acabei seguindo o mesmo caminho e aos quatorze anos estava registrado como aprendiz em uma multinacional alemã por onde fiquei mais de dez anos e me desliguei quando estava na engenharia de produtos.

Mas foi na faculdade foi onde pude experimentar o que me agradava, da Engenharia Mecatrônica, Administração, Física, Rádio e Televisão a finalmente o Marketing.

Tempos em que experimentar era muito mais difícil e que a informação era acessível a poucos. Além de nem imaginar o que seria um Propósito.

Depois de alguns anos na área de marketing e comunicação atuando com emissoras de rádio, jornais institucionais, treinamentos, depois vendas B2B e B2C em diversas áreas foi quando voltei para o varejo para gerenciar uma loja que descobri o que realmente me agradava:

Fazer Clientes felizes e satisfeitos através dos colaboradores, produtos e serviços.

Mas não queria ficar apenas na loja em que eu estava, queria expandir isso para que eu, quando Cliente, também fosse tratado daquela maneira.

Foi quando surgiu informalmente a Eu Quero Clientes, a minha iniciativa pessoal de observar, pesquisar, experimentar e compartilhar tudo que eu queria que o mercado me devolvesse quando eu fosse o Cliente. A empresa surgiu oficialmente em 29 de junho de 2011.

Alguns meses depois senti que era a hora de deixar tudo pra trás e me dedicar a minha loja virtual que me daria o suporte financeiro necessário para que me dedicasse aos estudos mais profundos do meu Propósito.

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Buscando informações

Hoje a informação é mais distribuída, então o jovem estudante já conhece muito melhor as profissões e as escolhas são mais assertivas, mas não menos arriscadas, pois este excesso de coragem muitas vezes o faz “cego” para encarar tudo como uma simples aventura. Experimente sair em uma expedição sem um plano ou no mínimo uma bússola.

Quanto ao seu sonho, sua ideia, independente de qual seja, da profissão escolhida ou do mercado (isso inclui produtos e serviços) você terá que aliar o seu Propósito a ele. Pois o Propósito, não é só um “descobridor” de princípio, ele é quem vai te guiar e também sua empresa para que os consumidores enxerguem vocês. É aonde “seus talentos” se cruzam com as “necessidades” do mercado, pois será neste momento que você determinará o quanto pode influenciar em um modelo de negócios que atenda seus próprios interesses e as necessidades do próximo. Seja dos seus colaboradores, Clientes e até mesmo dos Clientes de seus Clientes.

Você sai do seu grupo de reconhecimento (família e amigos) e começa a ser reconhecido pelo mercado, pelos seus Clientes, por pessoas, por quem te irá recompensar com Valor monetário (dinheiro), gratidão e divulgação do seu negócio que na verdade é a “embalagem” do seu Propósito.

Quer investimento inicial melhor que este?

Ou prefere comprar Clientes?

Claro que você irá “comprar” Clientes também, mas e quando por algum motivo alheio ao seu negócio faltar esta verba de “compra”? Você quebra!

É muito comum eu receber pedidos de ajuda de Empreendedores dizendo que fizeram divulgações em x ou y e que venderam alguma coisa e parou. Outros que começam, ganham um bom dinheiro e esses depois me procuram dizendo que o mercado esta ruim. Pode até ser, mas eles têm (ou tinham) negócios baseados apenas em dinheiro, não em pessoas. Não conseguiram mais “comprar” Clientes, então acabou a fonte de receita.

Veremos a importância da publicidade para novos e manutenção dos Clientes, mas antes terá que ter algo muito maior a oferecer do que uma oportunidade anunciada.

Investindo em Clientes

Não apostar somente em anúncios foi o que me salvou mesmo começando com poucos recursos.

Claro que fiz anúncios para minha loja virtual, ainda não conhecia o poder do Propósito.

Precisava atrair os primeiros Clientes para a loja, também entender como toda esta “máquina” funcionava e acabei descobrindo que valeu muito mais para aprendizado do que para vendas iniciais.

Mas eu precisava transformá-los em Clientes e consumidores dos meus produtos. Por este motivo meu compromisso diário era com meu Propósito de entender os Clientes e oferecer a melhor experiência para eles mesmo sendo um comércio eletrônico.

“Somente quem se dedica de corpo e alma a uma causa pode ser considerado um verdadeiro mestre. A excelência, pois, exige a pessoa por inteiro” (Einstein, 1879 – 1955)

A experiência eu trazia da loja física em que fui gerente, mas precisava agora adaptar às novas realidades de sociedade e consumo.

Foi então que mergulhei na “vida” destes possíveis Clientes baseado no que eu fazia e orientava a loja física. Não foi e não é fácil, mas é recompensador e traz resultados. É humano, não apenas estatístico.

Implantar um modelo de atendimento em que os colaboradores participem efetivamente é muito difícil.

Que entendam o Propósito da empresa também.

Porém, se fizer com que os colaboradores entendam eles viverão aquilo de uma maneira mágica que fará da sua empresa única. Mas para isso VOCÊ tem que ter o seu Propósito!

Lembrei-me do que Tony Hsieh cofundador da Zappos fez em uma das maiores lojas virtuais do mundo. Todo o Propósito da empresa dele sempre esteve baseado em atendimento e como ele mesmo diz: “entregando felicidade”.

Lembre-se da percepção.

São apenas calçados, mas para os colaboradores e Clientes é sim felicidade. Pois, no mundo moderno, em rede e compartilhado é fundamental que todos vençam.

Leia também a nossa série de artigos sobre Empreendedorismo.

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A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

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