Por que estou vendendo?
Porque essa é sua razão de existir!
Chegamos ao final da série sobre Propósito.
Se não leu os artigos anteriores, aqui estão:
Hoje vamos para um ponto fundamental do seu Propósito!
Veja que neste mundo atual e instantâneo as pessoas perderam muito o poder de decisão.
Não que elas estejam sujeitas a repressão ou algo do gênero.
São muitas as possibilidades de escolha e muita informação ao mesmo tempo para ser assimilada. Por isso que manter uma boa reputação da sua marca sempre será fundamental. Na dúvida, as pessoas optam pelo mais seguro, pelo que já conhecem, pelo que outras indicam e resistem em sair desta zona de conforto para arriscarem.
Toda esta construção de marca começa no Propósito.
Verá que há infinidades de estratégias para construí-la e posicioná-la, mas quando seus atributos encontram a tomada de decisão do consumidor é então que ele enxerga seu Propósito, pois querem mais que um significado. O consumidor precisa do seu por quê!
Joey Reiman, autor do livro Propósito, sugere o que ele chama de momento WOW para trabalhar o seu “por que”. Wow, do inglês Work On Why. Ele diz:
“Um momento ‘wow’ reafirma nossas crenças e tira nosso fôlego. O Propósito nos informa ‘por que’ existimos, e isso direciona cada ‘quem’, ‘onde’, ‘quando’, ‘o quê’ e ‘como’” (Reiman, 2013).
Veja que nesta frase ele já aborda algo muito comum de encontrar nas empresas, a Missão (o quê) e Visão (onde). Mas a maioria delas não sabe o porquê.
Por que o seu negócio existe?
Descubra esta resposta que você já começa a ser sua própria Vantagem Competitiva (Porter, 1989).
Como foi a minha (ainda é) e de tantas outras empresas que continuam suas atividades e obtêm sucesso.
Exercite também respondendo as próximas perguntas.
• Para quem estou vendendo? (Mercado)
• O que estou vendendo? (Produto ou Serviço)
• Por que estou vendendo? (Sua razão de existir)
Talvez até pareça perguntas simples e óbvias. Mas lembre-se que o mercado atual deixa de ser complicado para tornar-se complexo. Então, quanto mais fundo você for para conseguir as respostas e mais assertivo na resposta, melhor entenderá o seu negócio.
Depois de passarmos pelos pontos iniciais da descoberta do Propósito, que serão fundamentais no decorrer do seu novo projeto ou de reestrutura do que está em andamento, quero pedir que responda a última pergunta desta série de artigos.
Esta resposta não estará e nem precisará estar em nenhum lugar que não seja dentro de você. Mas será fundamental para entender “Por que estou vendendo?”.
As demais respostas você passará diretamente aos seus colaboradores e indiretamente aos seus Clientes. Mas esta é diferente. É apenas sua.
Esta resposta explicará muito sobre o quanto você está no caminho certo de se realizar e realizar a sua rede.
Sua marca carrega seu Propósito!
Clientes amam as marcas e quando amam contam para todo mundo. Mas este amor, como em qualquer relação, deve ser recíproco.
Você dificilmente amará todos os seus Clientes individualmente, então a melhor forma disso é através de algo que você ama: o seu Propósito.
O cérebro pode controlar todo o corpo, mas o coração controla o cérebro.
É o seu Propósito que toca as pessoas através da paixão, intimidade e compromisso delas com a sua marca gerando todo um relacionamento duradouro.
Por isso deixo a Sua pergunta:
Você ama seu Propósito?
Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!