Fontes de Receitas e Benefícios no Modelo de Negócio Pessoal
“O que Você ganha?”
Entramos agora em um momento crítico.
Você pode perguntar: “Agora que vou ganhar é crítico?”. Sim e eu explico.
Em um negócio você irá definir suas receitas, de onde elas vêm, de quais produtos ou serviços que você disponibiliza ou algo que você recebe por disponibilizar o uso de algo ou uma assinatura de um produto ou suporte seu. Isso pode ser fixo ou variável.
Corretores de imóvel, em sua maioria, são comissionados por assessorar e realizar uma transação entre duas partes. Só recebem recursos financeiros quando há uma transação imobiliária.
Alguns tipos de vendedores podem ter um rendimento fixo e outro variável, dependente no número de vendas realizadas. Outros profissionais empregados recebem apenas o salário fixo e benefícios como assistência médica, planos de previdência etc.
O Empreendedor tem o total comando do quanto quer receber, o que acha justo e porque deve receber isso. E para isso funcionar conforme seu planejamento é necessário que ele entenda todas as etapas do seu negócio que conversamos e principalmente qual o Valor disso tudo.
No jargão de marketing dizemos que “Preço é o que se paga, Valor é o que se recebe”.
Portanto, é necessário ao Empreendedor conhecer seu mercado, sua concorrência e precificar de maneira inteligente o que ele tem a oferecer baseado também em sua Estrutura de Custos.
Para entender isso deverá usar as mesmas condições de conhecimento do seu Cliente para conhecimento da sua concorrência.
Há um detalhe muito importante nisso quando se vive o Empreendedorismo.
Não seja mais um
As empresas são muito iguais, brigam por mercados, brigam por preços, brigam por condições de pagamentos, enxugam custos, apertam margem de lucro, fazem as maiores “loucuras” para venceram a concorrência.
Então porque temos os mesmos produtos tão caros em alguns lugares e ainda sim vendem gerando lucratividade a elas? Exatamente porque elas conseguem mostrar mais Valor que as outras.
Quando falo de mercado sempre me lembro do best seller “A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” (Ed. Campus).
Nele, W. Chan Kim e Renée Mauborgne conseguem provar que a briga entre empresas em um mesmo mercado nunca é saudável e que empresas que reorientaram seu foco para setores “alternativos” conseguiram uma lucratividade muito maior ao atender Clientes que ainda não eram Clientes do setor. Eles descrevem técnicas e matrizes capazes de mudar o cenário atual de muitas empresas (2005).
Para o Empreendedorismo isso também funciona.
Quando desenvolvi a Eu Quero Clientes não queria que ela fosse uma concorrente do Sebrae ou Endeavor. Mesmo por que apesar de ter sempre encontrado muito suporte nestas empresas eu notei que elas não atendiam uma parcela de Empreendedores no qual eu convivo.
Esta dúvida persistiu até eu entender através da orientação da Profª Lurdes Dorta, consultora em Marketing Político, Turismo e Eventos, que realmente o que eu estava pesquisando, analisando, sistematizando, aplicando, vivendo e escrevendo viria a somar com o que estas empresas oferecem em outro estágio da vida Empreendedora das pessoas e não substituir o trabalho deles. Este foi o início da criação do meu “Oceano Azul”.
Isso tudo faz parte do meu Valor e recebo por isso.
Não apenas em recursos financeiros, mas em algo muito maior.
Quase na totalidade dos Empreendedores que questiono não sabe responder:
O que Você ganha além de dinheiro?
Depois de listar os recursos financeiros, agora você entrará novamente em uma reflexão tão grande quanto precisou para definir seu Propósito.
A pergunta crucial para responder sempre será: “O que Você ganha?”.
Então liste tudo que te faz bem na sua atividade. Tudo que te motiva a continuar todos os dias mesmo com as barreiras e objeções.
E responda:
- Você está satisfeito com o que você faz todos os dias?
- As pessoas estão satisfeitas com o que você entrega a elas?
- Você contribui em algo para a sociedade com o seu trabalho?
- Esta satisfação e reconhecimento alimenta seu Propósito?
Nunca esqueça: Coragem faz você começar. Propósito faz você continuar!
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Conheça também os livros de referência.
- Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
- Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!