Empreender com Propósito

Empreender com Propósito sim!

Nesta nova série de artigos já falamos sobre Como encontrar um Propósito e Praticando o Propósito.

Agora, chegou o momento de você começar a empreender com propósito em sua vida.

Comece fazendo-se três perguntas:

• Qual o meu Propósito?
• O que faria realmente bem pra mim e para os outros?
• Por que as pessoas me procurariam?

Veja que são perguntas simples, mas que envolvem profunda reflexão.

Porém, como já citei, não se desespere. Também não se preocupe agora com “o quê” ou o “como”, concentre-se no “por que”.

É dele que sairão outras perguntas e outras respostas.

Com ele que trabalharemos mais adiante através de uma metodologia visual o seu desenvolvimento e também do seu negócio.

Não se preocupe com o tempo, pois Michelangelo, ao ser perguntado sobre a escultura de Davi, que possui mais quatro metros de altura, disse:

“Foi fácil. Fiquei um bom tempo olhando o mármore até enxergar o Davi. Aí, peguei o martelo e o cinzel e tirei tudo que não era Davi.” (Michelangelo, 1475 – 1564).

Faça um lista

Comece listando coisas que te agradam e que você gostaria de compartilhar com as pessoas.

Podem ser produtos, afinal eles existem para solucionar problemas ou dar satisfação pra estas pessoas.Empreender com Propósito

Se você quiser vender camisetas, qualquer um vende, mas se você quiser entregar a satisfação de uma pessoa desfilar com determinada estampa mostrando que é fã daquele personagem, banda ou mesmo mostrando uma posição política, um recado gentil, algo que impressione as outras pessoas nas ruas é isso que você irá fazer. Não vender camisetas.

O seu Cliente quer passar um “recado” pras pessoas nas ruas, ele quer posicionar-se, mostrar que ele é fã e assim vai. Não é o tecido, ou a tinta em si, isso faz parte do produto, não do Valor daquele momento em que seu Cliente vivencia ao mostrar-se para outras pessoas.

Ninguém olha uma camiseta e diz: “Olha, 100% algodão, fio 30.1, malha penteada, costuras reforçadas etc”. Esta é uma decisão racional que vem no final, no momento pagamento. Se ele não sentir-se representado pelo produto/estampa não quer nem saber se é de algodão ou plástico.

Quantas vezes você vê pessoas compartilhando em redes sociais absurdos que não são verdadeiros?

Naquele momento elas só querem sentir-se “queridas” e “aceitas” pelo grupo que busca “justiça” ou “ética”.

Para elas, inconscientemente, pesquisar sobre aquilo é perder tempo, pois quando voltarem à rede social o assunto é outro. Então é naquele pensamento “preciso fazer isso também”.

Reforçando, se já possui algum produto na cabeça, se já tem sua empresa com seu mix de produtos ou tem uma profissão que presta serviço ao público não fique preso a isso.

Você pode pensar com eles, mas o momento agora é pensar em você.

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Aprenda as notas

David Sibbet (2013) conta uma história de quando quis aprender a tocar jazz.

Sempre apaixonado ele circulava pelas lojas de música quando viu partituras e ficou impressionado.

Um senhor que possivelmente seria o dono se dispôs a ajudá-lo.

David disse: “Eu gostaria de aprender a tocar jazz” imaginando algumas daquelas partituras. O senhor tirou debaixo do balcão um livro, lhe entregou e disse: “Aprenda as notas”.

Não havia jazz no livro, mas mesmo assim David entendeu que era aquilo que precisava, entendeu o que eram processos, que do básico e do fundamental ele estava dando um passo em direção à invenção e ao improviso.

Este é o seu momento de “aprender as notas”, mesmo que tenha um negócio há muito tempo.

Exercite como se precisasse começar tudo do zero, pois a cada vez que rever seu Propósito, a sua essência, o que te dá satisfação plena e o porquê você se levanta todos os dias.

McPropósito´s Feliz

Um exemplo de resgate de Propósito de muito resultado, de uma empresa presente em quase todo mundo, que pouca gente percebeu, mas usufrui é o caso do McDonald´s (Reiman, 2013) que em 2009 passava por problemas.

Na época o fast food (restaurantes de comidas rápidas) estava sendo questionado pela qualidade alimentar e gerava preocupação às famílias.

O que era hora de fazer? Lanches melhores? Modificar ambientes? Promoções? Novos brinquedos? Reduzir custos? Reduzir preços?

Foi quando depois de dezesseis semanas, dezenas de entrevistas e uma revisão na história da empresa a equipe de consultoria chegou ao que o fundador Ray Kroc havia sentido quando começou sua caminhada na empresa.

Como músico de jazz ele queria um local de comida surpreendente, sorrisos e de refeições alegres.

Também descobriram que a rede é uma família nos 119 países em que atua. Da cozinha ao balcão, e que aquilo era vivido desde sua fundação em 1955: “Servir Alegria às Famílias”.

Qual seria o ponto de reviravolta?

Precisavam entregar mais alegrias às famílias. Colocar o Propósito em prática.

Mesmo sendo o maior distribuidor de brinquedos com o McLanche Feliz eles precisavam de mais. Precisavam que as famílias voltassem a sentir alegria ao frequentar a rede.

Foi então que começaram a servir refeições saudáveis tornando-se o maior restaurante consumidor de maças dos Estados Unidos.

Esta prática fez com que a marca e os produtos bem sucedidos tomasse uma posição que as famílias concordavam e apoiavam. Resultados positivos nos lucros e nas pessoas. Todos ganharam. Empresa e Clientes. A rede se realiza.

Hoje o McDonalds trabalha toda sua estratégia baseada no Propósito.

A primeira pergunta feita para revisão de ideias e melhorias é: “Como alegrar famílias?”.

Seu propósito é você!

“Ser fiel a si mesmo funciona tanto no nível individual como para as marcas” (Newell, 2009).

Veja nesta última citação o quanto importante é ter algo de você no seu negócio.

O quanto sua empresa irá lucrar não só apenas em termos financeiros, mas sim em marca.

Então, qual seria o seu McPropósito´s?

Já consegue responder as perguntas do início do artigo?

No próximo texto fecharemos esta série de Propósitos. Então, já é o momento de ter o seu e da sua empresa.

Aproveite e leia os artigos anteriores:

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