O Conhecimento Empreendedor
Atualizado em 08/10/2024
Platão (427 – 347 a.C.), filósofo e matemático grego, ao qual creditam a fundação da primeira instituição de educação superior do mundo ocidental, que não tinha no foco um padrão específico de ensino, e sim, trabalhava com problemas a serem estudados e resolvidos, é autor da frase que na minha visão é uma das mais importantes para humanidade:
“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”
Considero o autor e a frase importantes porque além de ter se dedicado ao ensino ele já enxergava que o conhecimento era destinado a resolver problemas. Ou seja, consegue reconhecer no conceito e na frase o Empreendedorismo e o Empreendedor?
A ideia da Eu Quero Clientes vem justamente deste conceito: a capacidade de resolver problemas.
Durante muito tempo busquei informações sobre Empreendedorismo e Gestão do Empreendedor. Sempre encontrava bons materiais dispersos, mas que me causavam ainda mais medo de Empreender por não ter condição mínima de entender os termos ou ferramentas mostradas. Mesmo assim decidi Empreender como autodidata e fazendo alguns cursos com métodos e ferramentas sobre vários assuntos.
Outro ponto que encontrei nas diversas ferramentas e métodos para Empreender que poucas delas me serviram plenamente, pois descobri que: Empreendedorismo é diferente do Empreendedor e de Empreender.
Pensando nisso e depois de me dedicar a assessorar novos Empreendedores foi que decidi reunir as maiores dificuldades do Empreendedorismo e soluções que transformaram a minha caminhada e de outros Empreendedores do qual tive o prazer em entrevistar.
Que estes textos e este site sirvam de um pequeno e despretensioso Manual do Empreendedor Iniciante, mesmo que você já tenha um negócio em andamento. Algo que ajude a transformar vidas de uma maneira consciente e sustentável baseados em seu próprio desenvolvimento e conhecimento empreendedor.
Técnicas de Gestão e Marketing são muito importantes para o desenvolvimento do seu negócio, mas considero tão importante quanto, o seu próprio desenvolvimento.
Começando uma transformação
Passei por diversas fases em minha vida antes de ter minha própria empresa e assessorar novos Empreendedores.
Fui empregado em multinacional, radialista, instrutor de locução, vendedor de anúncios, corretor de imóveis, vendedor corporativo e de atendente a gerente de loja no varejo.
Fiz diversas faculdades antes de me dedicar a minha formação em Marketing, a primeira de muitas formações na sequencia.
Você deve estar pensando o mesmo que ouvi durante este período: “Você não sabe o que quer da vida”.
Você está certo. Não sabia mesmo! Algo me incomodava e eu fui descobrir muito tempo depois o que era: Eu queria Empreender.
Mas como Empreender se eu não sabia como fazer? Montar uma empresa? O que vender? O que eu sabia fazer? Qual era minha especialidade? Perguntas e mais perguntas que eu não sabia responder. Pior era achar que algumas eu sabia, mas não.
Esta minha insatisfação quando atuava em outras áreas vinha da vontade em resolver problemas e em muitos lugares não encontrava condições e ambientes para isso. Ouvia: “Vai lá e faz”.
Quantas vezes disseram isso para você quando pensou ou começou a Empreender? Disseram isso porque é esta visão que compramos aqui no Brasil: “Empreendedor é o que realiza”. Desculpe-me, mas não é apenas isso. Pode ser, mas perderá um tempo precioso de sua vida igual eu perdi. Ou você acha que chega ao sucesso apenas o mais esforçado?
O passo definitivo foi quando estava gerente de uma loja e decidi aprender sobre uma das minhas maiores paixões: a internet. Até brinco com amigos que quando eu pensava em comércio eletrônico (e-commerce) tinha um medo enorme até descobrir que o e-commerce era mais comércio do que eletrônico.
Foi um passo definitivo porque descobri algo que eu realmente sabia fazer: vender e me relacionar com pessoas. Ou seja, acabava de descobrir o que eu poderia entregar de melhor a alguém. E o eletrônico? Existiam diversas empresas e outras pessoas com habilidades para fazer até que eu soubesse como fazer.
Veremos que o Empreendedorismo é uma das melhores formas de relacionamento e que ter sua rede de contatos e parceiros é um dos grandes pilares.
Neste posicionamento que comecei a desenvolver meu Conhecimento Empreendedor. Fiz um pequeno curso, comprei uma franquia de um e-commerce de camisetas e comecei a me dedicar aos estudos e pesquisas sobre os temas relacionados. Seis meses depois eu estava me desligando da gerência da loja e disposto a me dedicar apenas ao meu próprio negócio.
Conforme eu aumentava as vendas e me destacava, outros franqueados e amigos que tinham o sonho de empreender queriam saber o “segredo”. Oras, não tem segredo, mesmo porque segredo não se conta. Cuidado quando alguém tentar te vender o “segredo” de algo.
Não existindo segredo, apenas pesquisas, estudos, aplicações e tudo mais que um Empreendedor deve conhecer eu tinha algo que me motivava a explicar a eles como e porque eu havia feito determinada ação ou estratégia. Era meu Propósito: compartilhar conhecimento.
Comecei de maneira informal e aos poucos isso foi se tornando algo regular e despertou o interesse da própria franqueadora em oficializar esta ajuda. Eu havia criado uma situação remunerada de algo que gostava muito!
Em contato direto com estes empreendedores foram surgindo outros e outros que precisavam de ajuda. Mas como ajudá-los se temos milhares de materiais disponíveis na internet de como montar, gerir e divulgar um negócio?
Novamente minha inquietação falava mais alto – você deve sentir isso – e fui buscar uma maneira melhor e mais objetiva de ajudá-los.
Fazendo perguntas
Gosto de perguntas. Elas nos fazem parar para pensar. Sem elas ficamos apenas repetindo a mesma coisa sempre.
Quem tem dúvidas é capaz de se reinventar, de aprender e de inovar. Então, fui fazer perguntas. Não da maneira formal, mesmo porque muitos responderiam da maneira que eles quisessem que eu os enxergassem e não como eram realmente.
Um problema crônico em nosso mundo atual de imediatismo. Muitos acham que precisam se posicionar de maneira que sejam aceitos por algo que dizem ou aparentam e não realmente pelo que eles vivem.
Estas conversas me mostraram algo impressionante. Um novo mundo para mim e que pouco se fala hoje em dia: quem você ajuda?
Não no sentido social ou beneficente, mas no sentido de suas habilidades e competências pessoais e profissionais.
Seu Cliente, seu paciente, sua família, uma instituição, uma empresa? Esta é uma pergunta chave para o desenvolvimento do seu conhecimento empreendedor.
Foi neste ponto que comecei a “provocar” os Empreendedores a contarem seus caminhos, sucessos e fracassos.
Descobri que se oferece demais como gerir uma empresa, divulgá-la, administrá-la e não como o comportamento do Empreendedor tem relação direta com seu sucesso. Sim, oferecem isso também, mas apenas no formato de motivação e autoajuda. Não que não seja importante, mas deve haver um equilíbrio.
Descobri que a motivação não é a força motriz do sucesso do Empreendedor. É algo muito maior, é um Propósito, uma descoberta ou redescoberta pessoal.
Um exemplo é de uma fonoaudióloga que passou por diversas áreas e inclusive montou seu próprio consultório. Ela me contou que na ocasião fez diversos cursos de Empreendedorismo e que nenhum deles lhe ofereceu respostas capazes de fazer com que entendesse realmente seu Propósito. Passado um tempo ela “se cansou” da fonoaudiologia e decidiu parar com tudo e procurar outra área.
Durante este tempo fez suas reflexões, pensou em ter um petshop e hoje trabalha exatamente com fonoaudiologia em uma instituição que atende crianças com deficiências e é bem remunerada pra isso. Será que ela está feliz? Sim. Muito!
Poderia dizer que ela estava no lugar errado, com as pessoas erradas e fazendo da função apenas um trabalho. Hoje ela tem um Propósito e nem precisou mudar sua formação.
Tente estar pronto
Na história poucos Empreendedores planejaram seu sucesso, mas planejaram suas ações e dois fatores devem ser levados em consideração:
Em alguns momentos eles tiveram que tomar decisões e precisavam estar prontos para isso. Ter conhecimento. Não dava para usar apenas a experiência em um fato novo, pois experiência só é válida se você aprendeu com a correção do erro. Ou seja, teve que errar antes e corrigir.
Por que não estar preparado mesmo que seja de maneira teórica com um planejamento sobre o que você faz, sua empresa ou mesmo sobre você? Fica bem mais fácil acertar.
Lembre-se do ditado popular:
“Se você não acredita que Educação é um bom investimento, tente investir em ignorância”.
Outro ponto é para os que querem ter suas próprias empresas e necessitam de recursos financeiros externos.
Investidores entram em empresas que conseguem mostrar resultados em poucas palavras, ou seja, tem um modelo de negócio muito bem definido. Não ter é perder uma chance. Perder uma chance pode custar seu precioso tempo.
Empresas atuais estão baseadas em estudos, modelos, planejamentos, testes, medições e reorganizações. Empreendedores em modelos de negócios pessoais.
Falaremos como fazer isso de maneira simples mostrando como desenvolver competências, descobrir sua habilidade principal, quem você ajuda e demais requisitos mínimos que faça você descobrir como aumentar sua realização pessoal como Empreendedor. Consequentemente aumentar seus rendimentos e sua independência no seu trabalho ou na sua própria empresa.
Lembre-se que ferramentas mudam o tempo todo.
Hoje tudo é muito dinâmico. Por isso o mais importante é você conhecer sua capacidade de lidar com as mais diversas situações.
É usar fundamentalmente suas habilidades, competências e conhecimento empreendedor.
Não acredite que estar apenas motivado é o suficiente para você realizar uma grande obra.
Eu ficaria com medo se um médico entrasse na sala de cirurgia dizendo que abandonou a faculdade de medicina apenas praticar e se sente pronto pra isso porque acorda todos os dias às cinco horas da manhã feliz porque tem uma cirurgia hoje. E pior, seria a minha cirurgia!
Por isso que insisto que motivação faz parte, mas o propósito que você tem e o seu conhecimento empreendedor é que te levam ao sucesso.
É o fato de você reconhecer que está realmente fazendo a diferença para alguém, família, sociedade ou empresa.
Isso é que move o Empreendedorismo.
Este é o nosso Propósito neste site.
Mais do que inspirar é capacitar você a se entender um pouco mais como Empreendedor.
É fazer provocações, mostrar exemplos, apresentar técnicas, exercitá-lo e acima de tudo mostrar que todo mundo tem direito e pode Empreender.
Este site não é apenas sobre Empreendedorismo, Marketing e Inteligência Digital.
Falamos neles, mas este site é fundamentalmente sobre Você!
Por isso te convido para esta caminhada inovadora e desafiadora que faremos juntos.
Está pronto para desenvolver seu Conhecimento Empreendedor? Boa leitura!
Leia o próximo artigo: O Que é Empreendedorismo
Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!