Como ser Empreendedor

Como ser Empreendedor

Vimos anteriormente no artigo O Que é Empreendedorismo uma definição que, na minha opinião, é a mais adequada ao termo Empreendedorismo.

Agora falaremos um pouco sobre Como ser Empreendedor.Como ser Empreendedor

Não da maneira comum, mas sim, da sua essência humana, do que realmente faz a diferença no Empreendedorismo e no Conhecimento Empreendedor.

O Empreendedor é a parte mais humana e ativa de qualquer sonho.

Ele é quem começa sonhando, pesquisa, planeja, realiza e se satisfaz dentro de um negócio.

É a parte física do seu sonho. É o menino que quer ser jogador de futebol, o atleta olímpico, aquele que fez o tratado científico com a ideia.

No Empreendedor é que está contido o Empreendedorismo, fora dele é apenas vontade. Dentro dele é ação, pois ele é o agente, o gerador de resultados, o que estuda, treina e aplica todos os dias o aprendizado validado com erros e acertos.

Muitas empresas têm vida curta porque simplesmente um Empreendedor enxergou uma oportunidade em curto prazo de “ganhar dinheiro” e se aventurou sem fazer qualquer análise pessoal do negócio, apenas de viabilidade comercial e financeira.

Sim, é um fato. O negócio estava voltado totalmente para o lucro, que faz parte, mas não é o fundamento, apenas resultado. Então, quando não há essência do Empreendedor o negócio é frágil. Empresas quebram, suas essências não.

O Empreendedor é quem toma decisões baseadas no conhecimento, em estudos e análises de viabilidade e não simplesmente porque a oferta ou oportunidade é boa.

Tony Hsieh, cofundador da Zappos diz:

“Não dispute jogos que você não compreende, mesmo que você veja outras pessoas ganhando dinheiro com eles” (Hsieh, 2010).

Não precisa explicar muito. Tony Hsieh sempre foi uma essência do Empreendedor praticando o Empreendedorismo de quase todas as formas, portanto é alguém que sabe o que está falando.

Neste contexto todo de ação do Empreendedor contido no Empreendedorismo é que encontramos o Negócio em si, que é exatamente o Empreender.

Participe Grátis da Eu Quero Clientes

Revisando

Você é um Empreendedor que tem um sonho, mas que este sonho não se realiza sozinho. Portanto, você deverá ter isso como sua filosofia de vida, fazer um tratado com ele para que através de estudos, conhecimentos, ferramentas e vivenciando o Empreendedorismo para que possa efetivamente Empreender e lucrar em um verdadeiro negócio.

Note a forte ligação e o posicionamento de cada “função” dentro do seu negócio. Seja ele pra iniciar ou pra mantê-lo vivo e não entrar para sombrias estatísticas de encerramento de empresas.

No Empreendedorismo você busca vitórias, Empreendendo busca lucro e você, enquanto Empreendedor, é o agente que irá realizar todo este processo.

Então vamos com calma, tudo parece estranho e “viajante” ou até mesmo utópico. Mas é exatamente isso que tem feito muita diferença em algumas empresas que aplicamos e o que consideramos o melhor: Empreendedores que reencontraram o prazer de Empreender e hoje têm seu Empreendedorismo próprio.

Isso é a união dos três conceitos que estamos falando e da transformação. Lembra-se da “Destruição Criadora” de Joseph Schumpter citado em O Que é Empreendedorismo? É a descentralização do poder.

Um bom e prático exercício é começar a escrever em três colunas o quê representa cada termo para você no dia a dia dentro do seu negócio atual ou do que pensa em começar a realizar.

  • O que te move (Empreendedorismo)?
  • O que você move (Empreender)?
  • Qual seu papel (Empreendedor)?

Segundo definição de Zigmunt Bauman, sociólogo polonês:

“só é possível nos preocuparmos com as consequências que ‘podemos’ prever, e é só delas que podemos lutar para escapar. E assim, só as consequências desse tipo ‘pré-visível’ é que classificamos na categoria dos riscos. (…)
Riscos são perigos ‘calculáveis’. Uma vez definidos dessa maneira, são o que há de mais próximo da (infelizmente intangível) certeza” (Bauman, 2006).

Ou seja, Empreendedor é aquele que arrisca, mas o bom Empreendedor diminui riscos já que o futuro é sempre incerto, (aliás, em nosso tempo, o presente já é incerto) então, já que queremos dominá-lo nada melhor que a organização e planejamento do caminho do Empreendedor.

E assim encerramos esta pequena e resumida série sobre Empreendedorismo:

Na próxima série de artigos começaremos a desenvolver o seu Propósito, que é a sua essência mais profunda, o seu sonho sendo transformado em causa para a sociedade.

Comece lendo: Como encontrar um Propósito.

É o seu sonho tomando forma ou o resgate da alma inicial do seu negócio.

Algo novo e que as poucas empresas que têm atuado desta forma no Brasil neste momento ainda dependem de ajuda estrangeira. Mas você será capaz disso.

Participe Grátis da Eu Quero Clientes

Compartilhe este texto com outros empreendedores e ajude o empreendedorismo a crescer em nosso país!

A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial