Clientes e o Modelo de Negócio Pessoal

Clientes e o Modelo de Negócio Pessoal

“Quem Você ajuda?”

Chegamos a um momento importante do seu Modelo de Negócios Pessoal.

A maioria dos Empreendedores não sabe dizer Quem ajuda.

São passivos, ficam esperando o Cliente, pensam que Cliente é aquele que tem dinheiro para gastar com ele. Basta chegar, pagar e levar. E não é bem assim.

Escolher seus Clientes também faz parte do sucesso Empreendedor.

Atingir o maior número de pessoas é ótimo, atingir as pessoas certas é excelente!

Pois estas são as quem realmente enxergam Valor no que você tem a oferecer e pagam até mais por isso em uma economia em que os Clientes dizem muito mais “Por que devo comprar de você?” do que “Quanto custa?”.

Clientes e o Modelo de Negócio Pessoal

Clientes sabem

Os Clientes de hoje são muito mais informados, conscientes e condutores de uma relação comercial de compra e venda do que há alguns anos.

O Empreendedor que não entender este cenário atual continuará sofrendo por não encontrá-los e não conquistá-los.

O Cliente não é aquele que recebe algo de você apenas pagando.

Cliente é aquele que recebe algo de você em forma de produto ou serviço, ou seja, algo que seja benéfico e tenha Valor a ele.

Veja o exemplo do Skype, software de conversação através de áudio e vídeo entre computadores, tablets ou smartphones usando a internet em conexões diretas ponto a ponto entre os dispositivos.

Ele é gratuito e seu uso também. Então como é rentável?

Através de pacotes de serviços adicionais que os usuários pagam alguns dólares para terem acesso.

Neste contexto que podemos dizer que todos os mais de 400 milhões de usuários (2011) deste software são Clientes do Skype. Os que usam de forma gratuita e os que pagam. Os que pagam garantem o uso gratuito dos demais e ainda geram centenas de milhões de dólares de receita à empresa (2008).

Então, Clientes são todos aqueles que recebem algo de Valor e que Você Ajuda a realizar alguma tarefa. Não apenas os que compram algo. São todos aqueles que veem em você e no que faz algo de Valor e de benefício a eles.

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Outros tipos de Clientes

Se você é colaborador de uma organização, seus superiores e subordinados são seus Clientes. Há uma relação de troca de benefícios entre vocês.

Se você é um franqueador, seus franqueados são seus Clientes também, até antes daqueles que consomem seus produtos e serviços, pois eles representam sua marca, seus processos e o que você entrega à sociedade.

Nem sempre seu Cliente tem uma relação direta com você.

Uma organização depende do seu trabalho, paga seu salário, se beneficia do que você produz a ele e do seu conhecimento, porém, há inúmeras outras pessoas envolvidas nesta relação antes do topo da empresa. Todos são Clientes nesta relação.

Enquanto Empreendedor você precisa entender a sociedade em rede atual. Nela estão seus Clientes interligados de diversas formas e independentes, diferente de uma organização, mas estão no mesmo conjunto de rede havendo hierarquia ou não.

O que antes havia o tão conhecido e buscado boca a boca, hoje, na sociedade em rede busca-se o compartilhamento, o comentário, a indicação nos meios digitais em que você deverá impreterivelmente estar presente como Empreendedor.

É um grande gerador de Valor ter parte do pensamento voltado ao mundo digital por mais simples que seja sua atividade.

Exercite

Pensando no Empreendedorismo que você vive dentro do seu Propósito você deve listar Quem Você Ajuda a realizar algo, a ter algo e mais, Quem Você Ajuda a sentir-se realizado com o que você sabe ou produz.

Essa é a relação dos seus Clientes e o Modelo de Negócio Pessoal.

Voltando ao exemplo de reforço escolar visto no artigo anterior quem seriam os seus Clientes?

Crianças com dificuldade de aprendizado.

Desenvolvendo isso temos inúmeros motivos para crianças terem dificuldades. Entre eles a baixa empatia pela matéria, o mito de alguma matéria ser mesmo difícil, a falta de tempo dos pais em ajudá-los em suas tarefas diariamente, problemas de aprendizado, saturação de atividades diárias das crianças e tantas outras que comprometem a concentração, dedicação e interesse do aluno por determinados temas.

Em cada caso há uma maneira de expressar o seu Valor a eles. Veremos no próximo artigo.

Cada caso poderá ser um Segmento de Clientes que você poderá atuar com suas Atividades-Chave, o seu Valor e a percepção deles perante o que entrega.

Alguma dúvida? Escreva pra nós nos comentário abaixo.

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A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!

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