Presença em Ambientes Digitais com o 5W2H – Parte 2
Retomando…
No texto anterior começamos falar sobre Presença Digitais com o 5W2H, então, recomendo que leia aqui antes de prosseguir.
É fundamental? Não.
É importante? Sim.
Mas pratique seu Empreendedorismo, o seu tratado com sua ideia, e boa leitura da Parte 1 e aqui da Parte 2.
How? Como será feito?
Chegou o momento de você começar a mostrar seu conteúdo, gerar experiências positivas através do que você sabe e receber isso de volta como reputação ou venda.
Site institucional ou blog
Para alguns tipos de trabalhos e negócios você poderá ter um site institucional ou um blog. Em alguns casos, os dois.
Vou deixar aqui alguns que conheço, testei, medi e recomendo. Porém, irá demandar também pesquisas suas de como fazer ou delegar isso a terceiros (Fale conosco sobre isso).
Para um site ou blog você pode recorrer a algumas plataformas gratuitas como Wix, que possui algumas opções de ferramentas assim como o WordPress.com. Porém, eu recomendo muito o WordPress.org. Muitas empresas e agências utilizam o WordPress.org. E não se assuste, existem centenas de videos tutoriais para aprendizado da ferramenta.
No WordPress.org você terá um pequeno investimento mensal para hospedagem, porém, poderá personalizá-lo e usar um domínio próprio com seu nome ou da sua empresa como www.euqueroclientes.com.br. Além de contas de e-mail com o seu domínio como sim@euqueroclientes.com.br.
Também poderá instalar pequenos programas que rodam dentro do seu site chamados plugins, que auxiliam e automatizam muito algumas tarefas que deveriam ser feitas manualmente por profissionais capacitados. Existem plugins de diversos tipos como: segurança, web analytics, SEO, redes sociais, galerias de fotos e vídeos, otimização, e-mail marketing e tantos outros.
Para registrar seu domínio, ou seja, um endereço na internet com seu nome ou nome da sua empresa você deverá fazer isso no site www.registro.br aonde poderá consultar e registrar o seu domínio mediante taxa anual.
A vantagem de ter um site ou blog próprio é poder ter conteúdos maiores e mais explicativos que em outros ambientes digitais.
Você pode disponibilizar arquivos como guias e tutoriais, fotos, disponibilizar vídeos, cursos e todo material relativo ao conteúdo que está produzindo correspondente a sua atividade e campo de atuação.
Outra grande vantagem é ser encontrado.
Conteúdos bem direcionados e produzidos com um objetivo são bons indicadores para indexação nos mecanismos de busca como Google e Bing.
Já deve ter ouvido falar em “aparecer no Google”.
Este é um jargão muito usado por empresas que fazem sites quando querem vender o serviço a alguém. E por que dizem isso?
Porque mais de 93% dos usuários de internet pesquisam na web antes de comprar. Então você deverá ser encontrado lá.
Porém, não basta estar lá, tem que estar em destaque, e, para isso é necessário duas ações: ter um bom trabalho de SEO e fazer bons anúncios.
SEO (Search Engine Optimization) ou “Otimização da Máquina de Busca” em tradução livre é uma série de aplicações que você (ou alguém) deverá fazer em seu site ou blog seja bem posicionado em mecanismo de buscas.
As pessoas buscam por intenção, ou seja, por desejos, e nem sempre racionais ou lineares. Por isso que, entender o que elas buscam traz um enorme resultado quando o conteúdo está alinhado com o que você oferece.
“Um dos elementos mais importantes para criar uma estratégia de marketing online para um site em torno de SEO e das classificações de buscas é desenvolver uma compreensão meticulosa da psicologia de seu público-alvo. Uma vez entendido como o pesquisador comum – e, mais especificamente – seu mercado-alvo, utiliza os mecanismos de buscas, você poderá atingir e manter esses usuários com maior eficácia.” (Enge; Spencer; Stricchiola, Fishkin, 2012)
Não se desespere, SEO é um tanto complicado mesmo e bastante profissional. Porém, você que está começando ou mantém seu trabalho sozinho na base do “Faça você mesmo”, assim como eu em alguns projetos, precisa inicialmente entender apenas como as pessoas poderão encontrar você.
No WordPress.org um plugin muito interessante é o Yoast WordPress SEO. Nele há pequenas configurações, de básicas a avançadas, que podem ajudar seu blog e ter um rendimento um pouco melhor perante a concorrência. Ou seja, ser melhor classificado em mecanismos de busca. Confidencial: já vi agência que não faz nem isso para seus clientes!!!!
Mas atenção!
De nada adianta plugins e plataformas se não houver um entendimento sobre a intenção das pessoas. SEO é ferramenta!
O que você deve oferecer sempre será mais importante do que qualquer ferramenta. Seu conteúdo deve ser muito relevante para que as pessoas que cheguem até seu site ou blog, fiquem nele, cliquem, interajam e de preferência que consumam algo dele seja pedindo informações, orçamentos, baixando algum arquivo ou se cadastrando em sua lista de e-mail para recebam suas novidades.
Todo o trabalho de levar o consumidor ao seu site ou blog deve ser o mesmo de mantê-lo lá, ou seja, você deve ser encontrado por seu público específico, ter conteúdo interessante e fazer com que ele de um próximo passo.
“O usuário deseja encontrar algo específico, em vez de simplesmente aterrissar naquele local por acaso” (Enge; Spencer; Stricchiola, Fishkin, 2012).
Para saber o que as pessoas procuram você pode utilizar diversas ferramentas. Indico o Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords.
Google Adwords é a plataforma de anúncios do Google. Uma ferramenta poderosa e de alto retorno ao anunciante. Porém, também é ao mesmo tempo um ótimo consumidor de verba do empreendedor.
Recebo muitos pedidos de ajuda no Google Adwords de empreendedores e sempre faço uma pergunta a eles que poucos sabem responder: Qual o objetivo da sua campanha?
Muitos respondem que é vender algo.
Ótimo, sempre é, ou quase, mas não entendem que existe todo um planejamento de campanha antes disso determinando o resultado dela.
Não irei estender sobre o Google Adwords neste momento, mesmo porque é um passo mais adiante do empreendedor, principalmente por este ter que ter entendido muito bem o que oferece de Valor, a Quem e Como estas pessoas chegam até ele. Além de saber algo fundamental, o ROI (Return On Investiment), em tradução livre “Retorno sobre Investimento”.
Muitos Empreendedores e empresas pensam que estão ganhando quando vendem pelo Google Adwords, mas não sabem sobre ROI e no final estão levando prejuízo. Portanto muito cuidado e estudo antes de investir no Google Adwords.
Voltando ao Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords lá você encontrará diversas opções, mesmo que não faça o anúncio. Servirá como um referencial para seu conteúdo.
Entre as opções estão novas ideias da palavra que você busca, ideias de grupo de anúncios, quantidade de buscas de determinado termo, concorrência por busca e até Valores estimados dos cliques em caso de anúncios. Porém, o importante é você começar seu entendimento de como as pessoas buscam.
Por exemplo: as pessoas buscam por termos específicos com uma palavra, outras com mais de uma, outro com três palavras, sendo estes a maioria (comScore, 2011), quatro e até cinco ou mais palavras. É o que é chamado de “A Cauda Longa” (the long tail) batizado por Chris Anderson (2006).
“Mapeando-se as vendas (ou procura) da quantidade incontável de produtos/serviços que coexistem na web, obtém-se uma curva de decresce rapidamente a partir do produto mais popular e estabiliza-se formando uma cauda longa a partir de produtos mais específicos de nicho. (…)
A cauda longa mostra que a venda/procura das inúmeras opções menos populares geram um volume total de venda/procura maior que o dos produtos mais populares” (Gabriel, 2012)
Esta é a grande oportunidade do pequeno empreendedor, encontrar seu nicho de mercado e falar diretamente com ele. Poder aparecer, mostrar, conquistá-lo e retê-lo como Cliente do seu produto ou serviço.
Baseado nas palavras-chave sugerido pelo Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords você deverá produzir seu conteúdo.
Lembre-se que quanto mais palavras, às vezes, menos buscas, porém mais direcionadas. Quanto menos palavras as pessoas digitam na busca, maior a concorrência.
Ter um blog ou site lhe traz outra vantagem. A de criar relacionamentos via e-mail marketing. Este conceito também merece um capítulo exclusivo, assim como outros, mas você é empreendedor e pesquisará mais ainda sobre isso, correto? Além de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos.
As pessoas sempre querem algo.
Elas trocam tudo.
De dinheiro por produtos e serviços a informações.
Portanto, é muito possível para você, que leva um público-alvo bem direcionado para o seu site ou blog, trocar algo pelos e-mails destas pessoas.
Para isso você deverá ter algo interessante que ela deseja como algum tutorial de como fazer algo, um livro ou apostila digital, conteúdos exclusivos, planilhas ou gráficos, enfim, algo que desperte o desejo de troca com quem está visitando seu site ou blog. Isso fará com que ela deixe o e-mail para receber este conteúdo no qual ela também viu Valor.
Duas ferramentas para iniciantes e que posteriormente também ajudam em modo avançado que gosto são o E-Goi e o MailChimp.
Neles você poderá ter planos gratuitos para iniciar seus relacionamentos e também todo suporte de boas práticas para envio de e-mail marketing. Ou seja, listas bem construídas com pessoas que realmente querem receber seu conteúdo faz com que as pessoas realmente recebam este conteúdo e seu e-mail não vire um lixo eletrônico na caixa postal deles. Além de eles saberem quem é você.
Cadastre-se em uma destas ferramentas e estude-as. Além de pesquisar sobre as melhores práticas de envio de e-mail marketing. Isso é fundamental para que sua informação e todo trabalho que você teve de ser encontrado e fazer com que a pessoas assinasse suas publicações não seja jogado em uma lixeira qualquer.
Seja assertivo e interessante em seu e-mail.
Lembre-se que você já tem a simpatia desta pessoa e precisa agora que ela clique no e-mail, vá até seu site ou blog e de mais um passo dentro dele. Ou que a pessoas comprem diretamente do seu e-mail através de um e-commerce.
Redes Sociais
Quer encontrar alguém? Vá a uma rede social.
Quer entender comportamento? Vá a uma rede social.
Quer saber das piores práticas humanas? Vá a uma rede social.
Quer divulgar sua marca, produto ou serviço? Vá a uma rede social.
As redes sociais são as plataformas que abrigam o maior número de pessoas na internet. Ali vemos de tudo. De ótimas informações aos absurdos humanos. Tudo é questão de entender seu público e seu comportamento.
Algumas marcas já não estão mais presentes nelas, outras já dizem que não há mais resultado e outras estão chegando agora.
Minha sugestão: teste!
Redes sociais podem não ser para alguns um bom canal de vendas. Para outros, nem para marca. Mas o fato é que elas são terrenos férteis de informações sobre comportamento humano aonde muitas vezes é preciso frieza de análise para não “desistir da humanidade”.
Porém, se as pessoas estão lá, então esteja lá testando e pesquisando. Pode não ser o seu melhor ponto de venda, mas pode ser um ponto de relacionamento, de atendimento ao consumidor.
A grande diferença é como você irá tratá-la. Deverá parar de pensar como usuário e entender comportamentos. Nem sempre é o que parece, por isso, a necessidade de pesquisa com metodologia.
Nas redes sociais o que faz a diferença também é o conteúdo que você disponibiliza e que faça a diferença ao seu segmento de clientes. Além de entender o que cada público faz em cada rede social.
Redes sociais são amplificadores do comportamento humano e que, muitas vezes, o usuário expõe de maneira que nem ele mesmo sabe, mostrando algo que o usuário realmente é, mas que ele pensa que demonstra de outra maneira.
No Facebook você encontrará muitos usuários. A rede social mais popular no Brasil. Lá as pessoas demonstram seus desejos, aflições, preferências e opiniões.
Recomendo novamente, entenda quem está lá, defina seu público, o encontre e gere conteúdo relevante sobre quem você é ou faz para que as pessoas se relacionem com você. E claro, interaja sempre. É isso que as pessoas buscam.
No Twitter, que é chamado de microblog por suportar apenas 280 caracteres em cada publicação, as informações são bem mais dinâmicas. As pessoas interagem, mas é usado preferencialmente para chamadas para seus sites e blogs. Tenha conteúdo relevante no seu site ou blog e faça chamadas interessantes e convidativas.
O Linkedin já é uma rede totalmente voltada a profissionais em busca de oportunidades, sejam de novas colocações ou de vendas de seus serviços. Muito interessante seguir empresas para saber o que elas fazem e pensam. E se seu produto ou serviço é direcionado a este público esteja ativamente lá.
O Youtube é excelente! É o segundo maior buscador da internet. Muita gente procura informações e interagem por lá. Como tudo anda muito dinâmico e as pessoas aparentemente estão com menos “paciência” de leitura, então elas buscam informações em vídeo.
No Youtube as pessoas buscam muito por “Como fazer” algo. Elas geralmente precisam resolver problemas e buscam lá as soluções. E você, como empreendedor, um agente de resolução de problemas com o que sabe ou faz deverá estar lá mostrando a elas que você é autoridade no assunto.
Escolha um tema, guie-se também por palavras-chave buscadas, escreva tópicos para auxiliar sobre o que irá falar, escreva também uma sequencia do que irá mostrar, grave, edite se necessário e publique. Seja breve e assertivo. As pessoas dispersam com vídeos longos.
Além disso, o Youtube também oferece diversas ferramentas para incrementar seus vídeos como a publicação de links na descrição e no próprio vídeo. Assim você poderá levar as pessoas do vídeo para seu site ou blog oferecendo algo mais completo.
O Pinterest é uma rede social em que as pessoas buscam muito por produtos. O maior apelo desta rede social são as imagens.
A vantagem do Pinterest é poder segmentar por categorias através dos quadros e inserir links que levem para seu site, blog ou e-commerce. As pessoas dão seus “pins” como se fossem “likes” ou “curtir” do Facebook em suas publicações mostrando as outras que gostaram de algo que você publicou.
O Instagram é uma rede social exclusiva de imagens. Pessoas registram locais, situações e os famosos “selfies” (“autorretrato”) e publicam esperando comentários e curtidas de seus seguidores. Se seu trabalho ou serviço tem apelo visual vale muito estar presente para reforçar sua marca.
Pra finalizar, se seu produto ou serviço tem foco em desenvolvimento, treinamentos ou você dá palestras, aulas e pequenos cursos você deverá estar no SlideShare.
Esta rede social funciona para a maioria das pessoas como um publicador de apresentações, porém, é muito possível fazer dela um ótimo canal de relacionamento com seus Clientes. Nela você consegue, além de publicar seu conteúdo, apresentar seus outros locais de conteúdos e tem boa indexação pelo Google quando bem trabalhada.
Redes Sociais são extremamente dinâmicas.
Sempre alguma perderá adesão, surgirá outra e assim funciona o ciclo na internet. Por isso você deve sempre estar atento ao movimento delas e acompanhar especialistas da área de como se destacar.
Existem diversos materiais muito ricos em informações sobre e como usá-las de maneira que realmente funcionem. Não existe a melhor ou pior, isso dependerá da sua atuação, do seu produto ou serviço e de onde está o seu público-alvo.
A vantagem é que muitas deles trazem informações de acessos, perfis, comportamento, tempo de uso, origem do acesso e outros atributos que ajudam você a entender melhor o comportamento do seu público nelas e o que eles gostam que você ofereça e enxerguem valor.
Mais uma vez, pesquise muito, estude, aprofunde-se, siga os profissionais certos e teste muito para saber o que dá ou não resultado para você em redes sociais.
E-Commerce
Você tem produz algo ou revende produtos e quer ter seu E-Commerce para atender todo o Brasil?
Ótimo! Porém, tenha muito cuidado. Não é tão simples assim.
Aparentemente ter um E-commerce, ou Comércio Eletrônico, parece muito simples. Basta ter produtos, alugar uma loja pronta, cadastrar-se em uma alguma ferramenta para receber pagamentos e esperar por pedidos para enviar pelos Correios.
Além de ter meu E-Commerce, assessorei uma franqueadora no ramo de vestuário orientando seus franqueados. Ela oferece microfranquias, ou seja, uma espécie de revenda online. Com isso tive o contanto com centenas de empreendedores, o que muitos deles serviram de objeto de pesquisa com suas dificuldades no dia a dia empreendedor.
Muitos destes Empreendedores enxergaram uma boa oportunidade comprando com pouco investimento sua microfranquia, porém, estavam totalmente despreparados para assumir tal função empreendedora.
Como o investimento era baixo, também acontecia de baixa qualificação. Em outros casos, empreendedores subestimando o comércio eletrônico achando que na internet tudo é “mais fácil”. Um grande erro.
Para entrar no comércio eletrônico o empreendedor precisa entender que o investimento inicial pode até ser baixo, mas o investimento diário é muito grande.
Nada vende por acaso, nada vende por sorte.
Ter um planejamento e saber o funcionamento do varejo é fundamental para ter sua própria loja.
Não entrarei em detalhes neste momento sobre o tema, pois isso demanda várias publicações, como existem diversas no mercado e cursos excelentes. Mas saiba que sim, ter um e-commerce é um grande negócio, mas se prepare muito antes de arriscar. Estude muito, planeje muito, pesquise muito e tenha uma boa verba para aplicar mensalmente nele. Pois, sem isso, os dias da sua loja poderão estar contados.
Antes de fechar o nosso extenso “Como será feito?” deixo mais uma provocação.
Não se acomode! O que falo aqui é apenas uma introdução.
Pesquise profundamente cada “palavra” que escrevi. Tenha isso no seu empreendedorismo. Essa vontade de saber mais e mais de cada assunto visto no seu dia a dia.
Leia muito, faça cursos, converse com outros profissionais, muitos terão outras opiniões e saiba que não há certo ou errado, melhor ou pior, existem métodos para orientação e execução, ferramentas e tantas outras possibilidades, mas o melhor de tudo sempre será o resultado. Ele que dirá se está no caminho certo ou não. Tenha conhecimento para saber discernir o que fazer para não se frustrar ou perder seus investimentos, mas sempre guie-se pelos seus resultados.
Web Analytics
Já diz o ditado: “O que não se mede não se gerencia”.
Esta é uma grande verdade, principalmente em ambientes digitais. Primeiro que mudam o tempo todo e sempre será necessário estar atento aos movimentos dos consumidores, e, segundo que ambientes digitais trazem essa enorme vantagem de poder medir-se quase tudo, inclusive em tempo real, para ajustes em suas ações.
Entender e utilizar Web Analytics são tarefas das mais difíceis de quem está na internet. Pior para nós, que trabalhamos com isso. Porém, é de extrema necessidade e de extrema utilidade para quem quer vencer no meio.
Alguns ambientes digitais, como redes sociais, oferecem dados básicos sobre sua presença e como as pessoas participam delas. Porém, para o seu site o blog, e, principalmente para o seu e-commerce, é fundamental uma ferramenta mais completa. Posso dizer que o Google Analytics é uma das melhores para a maioria das pequenas empresas e empreendedores.
Basicamente o Google Analytics oferece dezenas de dados sobre a movimentação em seu site, blog ou e-commerce. E por que isso é importante? Para você oficialmente ter agora vários atributos que você pensou, pesquisou e determinou.
Trato Web Analytics como uma ciência, pois ele traz muitos dados e são necessários embasamentos teóricos e práticos para análises e ações. Por isso, pesquise muito sobre Web Analytics. Acompanhe tudo sobre o tema se quiser se aprofundar no tema ou pelo menos entender o básico para melhorar sua presença digital. Caso você não tenha “tempo” para isso, procure ajuda, invista em um profissional ou empresa que possa lhe orientar, pois é importante que você saiba sempre quais são os melhores caminhos, entenda o comportamento das pessoas que chegam até você e invista corretamente na aquisição e retenção destes potenciais Clientes.
“A Análise de dados qualitativos e quantitativos de seu site e dos concorrentes, para conduzir uma melhoria continua na experiência online de seus Clientes e dos Clientes em potencial, o que se traduz nos resultados que você deseja (online e offline) (…)
O Fluxo de Cliques responde a ‘o que’. As Análises de Múltiplos Resultados respondem a ‘quanto’; Experimentação e Testes ajudam a explicar o ‘por quê’ (embora analiticamente, a Voz do Cliente também contribua com o ‘por quê’), dessa vez com dados diretos dos Clientes; e por último, a Inteligência Competitiva responde a ‘o que mais’, que talvez seja o dado da Web cujo Valor seja o menos reconhecido” (Kaushik, 2010)
Fechando o “Como será feito?” repito: pesquise sobre o que leu, analise, teste e meça seus resultados. Tudo que é “Como” é singular e pode ser modificado ou melhorado. Então talvez essa seja seu maior desafio em sua presença digital. Apenas, não desista.
When? Quando será feito?
“Quando” é muito subjetivo, assim como o próximo item. Mas deixo minha experiência.
Sempre quis “abraçar o mundo”. Fazia diversas coisas ao mesmo tempo, queria resolver tudo o quanto antes e partir para o próximo passo. Queria aprender e fazer tudo ao mesmo tempo. Errei muito. Perdi muito dinheiro e aprendi a entender que foco é algo bem interessante.
Hoje, quando me deparo com um novo conhecimento, sou bem crítico. Analiso o que é e como isso pode me ajudar. Se vejo que há algo útil me dedico a entender do básico até o inicio do intermediário para pelo menos começar. Converso com quem já utiliza, com quem ainda não conhece e se posso descobrir algo novo, vejo casos de sucesso e fracasso e então começo meus testes.
Defino algumas metas de tempo e quantidade de estudos, mas hoje entendo que não pode existir pressa, mesmo no mundo dinâmico da internet. Porém, também não pode haver comodismo. Aquele sentimento de buscar só o “como fazer”. É necessário entender o por quê das coisas.
Por outro lado, o “Quando será feito?” pode ser interpretado para ações. Ou seja, se você sabe do comportamento dos seus clientes, de seus hábitos, de quando estão presentes em redes sociais, no seu site ou blog isso pode te trazer uma boa vantagem. Se algo for publicado ou feito alguma ação enquanto ele está lá, as chances dele receber e se interessar por você ou pelo que você produz são bem maiores e os resultados melhores. Este é um “Quando será feito?” baseado em tempo.
Você terá acesso aos dados de presença de seus clientes e visitantes através das ferramentas de Web Analytics dos ambientes em que estiver presente ou mesmo do Google Analytics em seu site ou blog.
Mais uma vez, observe os dados e trabalhe com ele através de um sentimento humano. Nunca apenas puro e simplesmente pelos dados em si.
How much? Quanto custará fazer?
Quanto você está disposto a investir nos ambientes digitais?
Você pode começar ao modo “Faça você mesmo” que demandaria menos investimentos em plataformas, ferramentas e pessoas ou optar pela contratação de uma agência especializada que cuidará de toda a sua presença digital.
Também poderá usar o modelo misto. Você faz uma parte e terceiros fazem outra. Isso dependerá de quanto você está disposto a investir.
Lembre-se sempre de “Quem ajuda Você”, quem são suas Parcerias Principais. Ter isso bem claro, aliado a sua Estrutura de Custos mudará muito “O que você ganha”.
Ao modo “Faça você mesmo” uma boa parte das plataformas e ferramentas são gratuitas, outras, de investimento bem baixo, mas isso ainda custa a você.
Lembre-se: Tempo e Energia também são custos.
Use o mesmo conceito do “Quando será feito?”. Comece aos poucos, faça aos poucos, contrate aos poucos, assim todo o seu investimento ou custo, seja tempo, energia ou dinheiro sairá de forma controlada e perceptível a você sem que passado algum tempo você veja que está em situação difícil em não poder continuar investindo.
Resumindo, invista sempre.
Mas, sempre saiba muito o “Por que”, “Quem”, “Onde”, “O Que”, “Como” e “Quando” será feito para entender o “Quanto custará fazer?”.
Conclusão
Chegamos ao final de um começo.
Começo porque todo este conteúdo sempre terá algo novo a ser experimentado.
Editei muito todos estes textos para poder ser o mais assertivo e claro com você.
Chegamos juntos ao que considero uma grande provocação e reflexão sobre o novo comportamento empreendedor.
Publiquei 19 artigos sobre quatro temas principais e suas derivações:
Empreendedorismo – Início em Conhecimento Empreendedor
Propósito – Início em Como encontrar um Propósito
Modelo de Negócio Pessoal – Início em Qual o seu Modelo de Negócio Pessoal
Presença Digital – Início em Presença em Ambientes Digitais com o 5W2H – Parte 1
Você que leu todos os textos e chegou até aqui considere-se um vencedor!
Você pratica o Empreendedorismo, é um agente Empreendedor e poderá Empreender de maneira sustentável e vencedora obtendo o sucesso que almeja em sua vida pessoal e profissional.
Não é uma caminhada fácil.
Vemos todos os dias empreendedores se lamentando de algo ou desanimados com que o fazem.
Quando decidi começar a Eu Quero Clientes em 2011 não imaginava chegar até aqui, mas com a descoberta do meu Propósito pude enxergar algumas coisas que me inquietavam. Assim pude ter acesso ao que estava acontecendo na vida dos empreendedores.
O fator mais importante de tudo, além do que aprendi, apliquei, medi, ganhei e perdi é que eu nunca desisti. Abri mão de algumas coisas, mas nunca parei. Mesmo nos momentos mais difíceis.
Contei com a ajuda de muitas pessoas, de amigos, profissionais, empreendedores, empresários e fundamentalmente de família e esposa. Sem o apoio incondicional deles não teria conseguido.
Sempre coloquei a estas pessoas minhas inquietações e sempre ouvi o que tinham para dizer, como enxergavam esta minha maneira de viver o empreendedorismo. Muitas delas abriram caminhos incríveis em minha mente.
Procure também essas pessoas e outras empresas que possam lhe ajudar a desenvolver outras áreas e outros processos de gestão do seu negócio. Tudo é complementar. Não se apegue as verdades absolutas.
Portanto, empreendedor, tenha sempre alguns sentimentos com você por toda sua vida.
- Seja humano e compartilhe tudo que sabe. Sempre!
- Mantenha sua inquietação.
- Tenha sempre a mente e coração abertos para novos aprendizados acertando ou errando.
- Aprenda sempre com tudo e com todos.
Isso te dará suporte em conhecimento e discernimento sobre o que faz ou não a diferença para você.
Nos encontramos em breve em outros temas e artigos.
Um grande abraço do Guilherme Evangelista
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!