Relacionamento com Clientes no Modelo de Negócio Pessoal
“Como Vocês interagem?”
É muito comum a confusão entre Relacionamento com Clientes e Canais, pois na verdade se confundem mesmo. Ou melhor, interagem.
Eu vejo o Relacionamento com Clientes algo muito mais emocional do que racional no Empreendedorismo.
Nos Canais temos uma entrega do produto ou serviço propriamente dito, no Relacionamento com Clientes temos uma entrega muito maior da percepção de Valor e de como vão decidir comprar de você.
Já comentei que hoje os Clientes querem saber “o porquê” devem comprar de você e não mais tanto “quanto custa”.
É o poder da informação sobre você, seu produto ou serviço e sobre os seus Clientes.
Esta organização é que faz toda a diferença na sua satisfação, crescimento e lucratividade.
Como acontece
O seu Relacionamento com os seus Clientes podem acontecer de diversas formas e muitas deles acontecem através dos Canais, por isso um pouco do cruzamento entre eles.
Primeiro você deve entender como seus Clientes gostam de ser atendidos. Alguns preferem telefone, outros e-mail, outros só querem ser contatados se eles entrarem em contato com a empresa. (Veremos nos próximos artigos sobre o Marketing de Permissão de Seth Godin). Mas uma forma muito boa para manter um relacionamento com seus Clientes é ser proativo e estar presente onde ele está.
Uma definição que gosto é:
“A proximidade com o cliente permite obter informações e esse conhecimento possibilita aumentar e melhorar o relacionamento, criando um círculo vicioso altamente positivo.” (Rossi, 2003).
É exatamente disso que estamos falando.
Informações de onde o Cliente está, de como ele se comporta, como ele vive, quais suas necessidades e porque ele compra de você.
Sem dúvida que não é tão simples saber disso tudo, porém existem algumas técnicas como pesquisas de mercado, dados governamentais oficiais, relatórios de empresas e tantos outros materiais disponíveis.
Porém, além de entender tudo que acontece fora do seu alcance, é fundamental que você entenda o que acontece dentro do seu trabalho.
Aprenda sobre seu Cliente
Conhecer cada detalhe do que seu Cliente compra, porque e como te dará com o tempo um conhecimento abundante do comportamento de seu consumidor e te dará também uma visão de como conquistar novos consumidores.
Vivemos há algum tempo na Era da Informação (Drucker, 1995), mas poucos sabem o que fazer com toda essa informação. Saiba e terá uma grande vantagem competitiva mesmo sendo “apenas” um Empreendedor.
Os ambientes digitais são terrenos férteis para criar Relacionamento com Clientes.
Você, seu produto ou serviço, o que sabe ou sua empresa poderá ocupar o mesmo lugar que grandes empresas.
Claro que o poder econômico influencia, mas não mais da maneira que no ambiente offline.
No campo digital existe um mundo mais horizontal e que todos podem ter suas chances desde que estejam fazendo um bom trabalho.
- Liste o que você gostaria de contar para as pessoas sobre você, seu trabalho e o que sabe sobre ele.
- Organize de forma que isso se torne agradável e que as pessoas pensem “Uau! Isso realmente é importante!”.
Assim fará com que eles comecem e ver em você uma fonte de segurança, de confiança e de apoio quando precisarem de algo baseado no que você está oferecendo.
É a criação da sua reputação!
O seu trabalho neste Relacionamento com Clientes no Modelo de Negócio Pessoal é fazer com que eles não pensem em mais ninguém.
Que você se torne uma referência, uma autoridade no assunto que domina e que pode entregar algo de muito Valor a eles.
Em breve veremos algumas formas de como construir seu Relacionamento com Clientes em ambientes digitais. Inscreva-se grátis e não perca nada.
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Conheça também os livros de referência.
- Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
- Business Model You – O Modelo de Negócios Pessoal
A Eu Quero Clientes lhe deseja Sucesso!
Excelente conteúdo! Obrigado pelas boas dicas!
Antonio
Olá, Antonio.
Nós que agradecemos sua participação e elogios.
Ficamos muito felizes!!!
Grande abraço e sucesso!
Gosto muito dessas matérias.
Parabéns!
Olá, Mauricio!
Muito obrigado pelo comentário e elogio.
Ficamos muito felizes!!!
Grande abraço e mais sucesso!